Uma estreia: PSI

PSI é uma série dramática com toques cômicos […] que narra as aventuras de Carlo Antonini, um psiquiatra / psicólogo / psicanalista medianamente patológico e muito intervencionista, tanto dentro como fora do consultório. […] A série não só dramatiza a solução diagnóstica e clínica dos casos, mas coloca em questão temas existenciais do mundo moderno. […]”.

Com essa sinopse, a HBO está se aventurando a sair do convencional e colocar a psicanálise em um lugar que pouco vejo na televisão.

Se a série cumprir o que promete, sentaremos na frente da televisão (ou do computador) e não estaremos diante de mais um série com doenças mirabolantes ou pessoas com problemas cabeludos, para os quais a solução se encontra nas interpretações fantásticas de um psicanalista. Veremos uma série sobre pessoas, sobre singularidades e sobre, nas palavras do próprio criador Contardo Calligaris, “o fato de que a normalidade é a patologia mais grave”.

Mais do que isso, estaremos diante do psicanalista que não sabe.

Palavras do próprio ator, Emilio de Mello, que interpreta o protagonista da série, Carlo Antonini, em reportagem no Estadão de hoje.

Só com essa fala, a série já me ganhou.

Acredito que essa outra visão da psicanálise dentro de uma série contribui muito para que estigmas sejam superados. Afinal, programas que colocam o psicanalista como o detentor do saber – como aquele que vai dar a resposta para todas as perguntas e apaziguar a angústia do espectador – já existem aos montes.

As outras produções da HBO, como Mad Men, Boardwalk Empire, Game of Thrones, são todas muito bem feitas, e não vejo porque com PSI seria diferente.

Estreia hoje, com dois episódios seguidos, a partir das 21h, na HBO.

Eu me comprometi a acompanhar a série.

E se vocês também entrarem nessa, bom divertimento esta noite.

;]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s